Grupo Coral
Poucos são os componentes do Grupo Coral de Lousado que possuem conhecimento de música.
O GCL adquiriu personalidade jurídica em 13 de Maio de 1978.
O Coral de Lousado interpreta todos os tipos de música. Sempre tomou parte nos Encontros de Coros do Norte de Portugal e regularmente nos Encontros de Coros Paroquiais, de Coros do Minho e do Distrito de Braga. Pertence à Associação de Coros do Concelho de Vila Nova de Famalicão.
Tem actuado, à capela, em muitos concelhos e em quase todas as capitais de distrito do País, além de participações em programas na RTP e RDP de Lisboa e Porto. Actuou em Espanha no Auditório Municipal de Vigo, na Igreja Românica de Bembrive, no Auditório Municipal de Ponteareas, em “As Pontes de Garcia Rodriguez”, na Coruña e em Redondella. Tem-se apresentado também em concertos com a Orquestra do Norte sob a direcção dos maestros José Ferreira Lobo. Tadeusz Serafin, Rafael Montes entre outros.
O Coral de Lousado esteve nas jornadas sobre Associativismo em Vila Nova de Famalicão, tendo sido ouvido por Sua Exª o Sr. Presidentes da Republica, dr. Jorge Sampaio, que publicamente o convidou para uma apresentação no Palácio de Belém, em Lisboa. Também actuou no Dia de Portugal e das Comunidades, na cidade de Chaves, a convite da Presidência da Republica cujo programa foi transmitido em directo pela Rádio Televisão Portuguesa.
Desde 1975 que é seu director artístico Luís Magalhães, que teve a sua iniciação musical aos 17 anos sob a orientação do Cónego José Borges e que depois, por si só, desenvolveu alguns estudos de solfejo e órgão.
O Grupo Coral de Lousado e mais recentemente o Director Artístico foram galardoados pelo Município de V. N. de Famalicão com a Medalha de Mérito Municipal Cultural em reconhecimento do papel que vêm desempenhando na área da cultura a nível local e regional.