CNE – Corpo Nacional de Escutas de Lousado

O acampamento inaugural realizou-se no primeiro fim-de-semana de Setembro de 1958, no Alto de Montezelo, onde estiveram presentes vários grupos. O CNE de Lousado era composto somente por duas secções (Lobitos e Exploradores). O seu primeiro chefe de agrupamento foi o Sr. António Alves da Silva (Chefe Varela), o Secretario o Sr. António Pinto e os Padrinhos António Pereira de Araújo Fonseca e sua esposa, Joaquina Dias dos Santos.
O manifesto desejo do Sr. Padre Borges, foi realizado pois o novo grupo de Escuteiros de Lousado já devidamente fardado e impecavelmente disciplinados abriram as duas procissões, acima referidas marchando na frente construindo motivo de orgulho para todos os Lousadenses.
Em 1978 foi criada a secção dos Pioneiros após a participação de uma equipa no XV ACANAC. Apesar de existirem Caminheiros desde meados dos anos 60, o clã só foi criado em 1986.
Em 1990 foram admitidos elementos femininos nas 1ª e 2ª Secções e também elementos femininos adultos para integrarem as equipas de animação destas secções.
O agrupamento ao longo destes 50 anos participou em diversas actividades.
XV ACANAC – Em Ílhavo (1978) com uma Equipa de Pioneiros (Exploradores Seniores);
XVI ACANAC – Em Sesimbra (1983) com uma Equipa de Pioneiros e Caminheiros);
XVII ACANAC – Em Bagunte / Vila do Conde (1987) com uma patrulha de Exploradores, Pioneiros e Caminheiros
XVIII ACANAC – Em Palheirão /Tocha (1992) com uma Equipa de Pioneiros e Caminheiros
Além do Chefe Varela, também desempenharam estas funções o Chefe Joaquim Carneiro Nunes, o Chefe António Armando Azevedo Silva e actualmente estas funções estão a ser desempenhadas pelo Chefe Orlando Manuel Couto.
Neste momento, o Grupo de Escuteiros de Lousado é constituído por 84 elementos, distribuídos pelas seguintes secções e funções 18 lobito, 16 Exploradores, 29 Pioneiros, 16 Caminheiros, 4 Caminheiros em comissão de serviço, 5 Dirigentes. O seu Chefe é o Orlando Couto e os padrinhos são Sr. Eng. António Dias da Costa Serra (já falecido) e a sua esposa Dona Maria de Lourdes dos Santos Serra e o seu assinante espiritual é o Sr. Padre Eusébio Esteves Baptista.
O Escutismo católico é na realidade uma instituição que além do mais, é uma verdadeira escola que educa e prepara os jovens a serem Cristãos e Cidadãos responsáveis. Todos os que por lá passaram demonstram através da sua vivencia e do seu relacionamento social a serem cumpridores dos seus deveres cívicos e morais, a serem fiéis ao Espírito Escutista que tem como objectivo, desenvolver o espírito da fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina
Cinquenta anos estão decorridos sobre a sua fundação, e aqui ficou um pouco da sua história.