Cemitério de Lousado
Quiseram as circunstâncias que atravessamos, que a Junta de Freguesia não tivesse outra alternativa, encerrar temporariamente o cemitério de Lousado, e como forma de minorar o peso emocional deste encerramento forçado, com toda a devoção e simbolismo, com todo o respeito e saudade e representando todas as flores e velas de todos os familiares aos seus entes queridos, a Junta de Freguesia de Lousado irá colocar no cemitério:
– Ramos de oliveira, símbolo da festa dos ramos que se festeja este fim de semana, e velas, uma por cada setor.
– Um arranjo de flores e velas em cada setor do cemitério, que substituirá semanalmente até á reabertura do espaço.
Nunca nos esqueceremos, nem nos tempos mais difíceis!
Nós cuidamos dos vossos entes queridos.
Fiquem em casa.
A saudade não é um sentimento de ausência. A saudade é o sentimento de presença de quem não está presente. É a lembrança viva, é uma memória que aquece e às vezes arde, mas que não esfria, não se apaga. A saudade é uma chama que se mantém acesa pela falta que o outro faz.
O cemitério é um dos locais onde tentamos compreender e aceitar a perda, uma tarefa bem difícil, principalmente quando a tristeza bate na nossa porta porque acabamos de perder um ente querido. Lugar onde a dor da nossa perda possa ser diminuída um pouquinho de cada vez que o visitamos. É um lugar onde a ligação a todos quanto lá estão sepultados e os laços que perduram em todas as visitas não são indiferentes a nenhum de nós.
Executivo da Junta de Freguesia de Lousado – 04/04/2020